Conheça os programas e instituições governamentais que dão bolsas de estudo

Se você está buscando uma qualificação, é interessante entender um pouco mais sobre como funcionam as políticas educacionais. Por exemplo, você sabia que existem programas e instituições de ensino que distribuem bolsas de estudos, a partir de alguns requisitos, para que os estudantes possam se capacitar sem pagar nada? Essas propostas objetivam, a longo prazo, trazer uma mão-de-obra mais qualificado para o mercado e possibilitar uma profissão para milhares de brasileiros.

ETEC

Uma proposta bem interessante e que promete um número de estudantes matriculados bastante satisfatório, é a possibilidade de curso através do ETEC.

A sigla se refere a Escola Técnica Estadual de São Paulo e já possui diversas unidades espalhadas. O mais vantajoso sobre a ETEC é a sua conexão direta com o mercado de trabalho local, dando mais vagas para aqueles cursos mais promissores.

Para começar a estudar através dessa instituição, é necessário antes participar do vestibulinho ETEC, um processo seletivo do tipo concurso. Quem ficou interessado, precisa estar atento a data das provas ETEC 2020 e se inscrever dentro do prazo.

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma das maiores instituições do ensino profissional atualmente e está disponível em diversos estados. Além disso, a instituição promove um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ao final do curso.

Os cursos técnicos apresentam muitas vantagens para os estudantes, o que tem tornado essa capacitação cada vez mais popular. O destaque do SENAC fica para o seu sistema de ensino prático através da experiência e remuneração do trabalho por parte dos estudantes.

As vagas disponíveis dependem de cada estado, mas acontecem em sua maioria através de programas como o PRONATEC, nos quais os estudantes podem se inscrever online para concorrer a bolsas de estudo.

Educa Mais Brasil

Diferente das opções já mencionadas, o Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo para diversos níveis de ensino como: curso técnico, curso de idiomas, curso preparatório, ensino fundamental, ensino médio, graduação, entre outras possibilidades.

Os requisitos para acessar as bolsas disponíveis são bem simples, sendo necessário apenas apresentar uma renda equivalente com o que é esperado pelo programa, afinal, a intenção é permitir que todos os estudantes possam ter acesso ao ensino privado se desejarem.

Para se inscrever, o estudante só precisa acessar o site do Educa Mais Brasil durante os períodos de inscrição na faculdade e realizar o seu cadastro.

Fonte: vestibulinhoetec.inf.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *