A assistência à saúde nunca é escassa e, como há muita gente desfavorecida no Brasil, um benefício que se tornou comum é o Brasil Sorridente. Uma proposta simples do Governo Federal que visa melhorar a saúde bucal de algumas pessoas que não têm dinheiro para se cuidar.
O programa foi lançado em 2004 e já beneficiou cerca de 80 milhões de brasileiros em apenas 10 anos de existência. Também é considerado o maior programa de saúde bucal do mundo. Nestes 10 anos, foram construídas cerca de mil unidades de tratamento.
Mas como exatamente funciona o Brasil sorridente? Qual é o objetivo geral do programa e por que ele recebe tanta atenção? Vamos ver um pouco mais como funciona para entender melhor seus benefícios.
Como funciona o programa Brasil Sorridente?
O programa oferece atendimento odontológico a milhões de brasileiros que não possuem meios de acesso aos serviços odontológicos. Esse processo acontece, por sua vez, de forma totalmente gratuita.
O atendimento é realizado em diversas unidades de saúde, desde postos comuns até unidades odontológicas móveis. E, por fim, o Brasil Sorridente também possui laboratórios regionais de prótese dentária.
Por fim, percebe-se também que o programa agrega várias iniciativas, como, por exemplo, a Saúde na Escola ou o Brasil Indígena Sorrindo.
E sim, há restrições para que nem todos possam utilizar os serviços, pois é importante para o resultado final que só as pessoas que não têm capacidade ou renda para acessar serviços odontológicos o tenham.
Quem pode participar do programa
Veja, apesar de o programa ser bastante extenso, não há muitas possibilidades para quem não consegue comprovar fatores como: baixa renda.
No final, existem apenas dois critérios que devem ser atendidos. Em primeiro lugar, é imprescindível estipular corretamente o seu rendimento, apenas se este descer abaixo de um determinado nível poderá aderir ao programa.
Além disso, o lugar onde você mora pode facilitar sua interação com o Brasil Sorridente, já que o objetivo do programa é justamente levar serviços aos lugares mais distantes.
Seguir esses dois critérios provavelmente não terá problemas. Mas também é importante saber como é o processo de fazer parte do Brasil Sorridente, vamos ver agora!
Como fazer parte do Brasil Sorridente
Você pode fazer parte do processo se cadastrando no site oficial . Este é o método mais fácil, pois foi encaminhado para a unidade mais próxima.
A atenção à saúde bucal tem se tornado um tema frequente no cenário brasileiro, por isso, cada vez mais o governo abre oportunidades de acesso a esse programa.
Quais tratamentos estão disponíveis
Você pode contar com várias possibilidades que vão desde extrações até aparelhos dentais gratuitos.
Isso significa que muitas pessoas estão sempre em busca de oportunidades. Até porque é possível até conseguir uma prótese sem gastar nada com esses métodos.
Se você quiser remover as sabedorias, saiba que também é possível. Ao fazer isso, você economiza muito e tem a chance de fazer vários exames ao mesmo tempo.