O curso de eletricista do Senai é indicado para quem deseja se qualificar para trabalhar com instalação, reparo e manutenção elétrica em edificações ou residências.
O profissional poderá trabalhar em indústrias, empresas de prestação de serviços ou de forma autônoma. A demanda por este profissional é muito alta, por isso, ele sempre terá uma boa renda.
E você fica capacitado para ingressar no mercado de trabalho rapidamente, pois esse curso tem curta duração, já que se trata de uma formação técnica. Fique aqui e saiba tudo deste curso!
Inscrição no curso de curso de eletricista do Senai
Como essa profissão é de risco, o aluno deve fazer um curso, de modo a se preparar para atuar com segurança nesse ramo. E uma das entidades mais renomadas que ministra esse curso é o Senai.
A inscrição para o curso de curso de eletricista do Senai pode ser feita de forma simples. Siga esse passo a passo para se inscrever:
- Acesse o site do Senai;
- Procure pelo Senai de seu estado;
- Clique sobre o nome do curso;
- Clique em Inscreva-se;
- Preencha o formulário com seus dados;
- Mande enviar.
Se o site pedir para anexar seus documentos pessoais, faça isso. É necessário observar se na entidade Senai de seu estado há turmas em formação para seu ingresso.
Ou você pode fazer essa inscrição de modo presencial, basta procurar o Senai de seu estado, levando os documentos necessários.
Pré-requisitos para fazer o curso de eletricista do Senai
Nem todos podem fazer esse curso, pois é preciso preencher os requisitos para fazer curso de eletricista do Senai, que são:
- Ter 18 anos, no mínimo;
- Apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade;
- Ter concluído o ensino fundamental;
- Ter email ativo para receber o certificado de conclusão (ao final).
Como funciona o curso
O objetivo do curso de eletricista do Senai é a execução de trabalhos de montagem e manutenção elétrica, bem como em sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, dando comando e programando controladores lógicos.
A duração do curso é rápida, já que a carga horária é reduzida. Além disso, ela costuma ser de 160 horas. Mas pode ser que mude, de acordo com o Senai de seu estado.
Quanto aos materiais usados no curso, é usada uma apostila, mas cada professor pode solicitar alguns itens físicos para as aulas práticas.
Esse curso possui módulos que são ministrados de modo presencial e online, por isso, o ideal é que o aluno resida perto de uma unidade Senai.
Conteúdo trabalhado no curso
Os conteúdos desse curso são pensados para que o aluno tenha uma excelente formação. Sobre as matérias ou conteúdos abordados durante esse curso, estão:
- Teoria eletrônica;
- Fontes de eletricidade;
- Corrente elétrica;
- Resistência elétrica;
- Tensão e potência elétrica;
- Projetos de instalação elétrica;
- Sistemas de iluminação;
- Instalação de quadro de distribuição;
- Técnicas de inspeção de sistemas;
- Símbolos de advertência;
- Dispositivos de proteção contra furtos.
O conteúdo programático desse curso pode mudar de acordo com a entidade Senai em que o aluno estiver matriculado. Basicamente, este conteúdo listado é sempre oferecido.
Mercado de trabalho do curso de eletricista
O curso de eletricista do Senai traz uma grande oportunidade de ingresso rápido no mercado de trabalho. O profissional pode atuar em obras de construção civil, empresas de manutenção elétrica e pode montar seu negócio de prestação de serviços.
Graças a eletricidade, você consegue usar a internet para ler este artigo, além disso, quase tudo que você vai fazer, usa a eletricidade. Por isso, um profissional como o eletricista é muito demandado.
O salário desse profissional é de, no mínimo, R$ 2.000 mensais, esse valor pode mudar de acordo com o piso salarial da sua região e do tipo e porte da empresa empregadora.
E se esse profissional tiver como intuito ser autônomo, ele pode usar do mérito que confere seu diploma para se mostrar como competente para tal.
Vantagens de fazer esse curso
Dentre as vantagens de fazer um curso de eletricista, estão:
- Rapidamente, você ingressa no mercado de trabalho;
- Você pode trabalhar com mais liberdade, de forma autônoma apenas prestando serviços;
- Pode trabalhar em grandes empresas e ter condições até de seguir carreira no setor elétrico;
- O salário é um dos mais atrativos;
- Indústrias de todos os segmentos precisam de um profissional como este.
Resumindo, o mercado de trabalho para o eletricista é bastante atrativo, já que em todos os setores (indústria, comércio e serviços), há necessidade de atuação desse profissional.
Para terminar, você viu mais sobre o curso de eletricista do Senai. Essa pode ser sua chance de conquistar rapidamente uma vaga no mercado de trabalho e ter boa remuneração.
Agora, se você ainda tinha dúvidas se faz ou não este curso, está na hora de tomar sua melhor decisão, pois o eletricista é muito demandado no mercado de trabalho.
E que tal compartilhar esse post com um amigo?